A sustentabilidade já foi considerada uma meta elevada, promovida apenas pelas empresas mais progressistas e irrealistas. Hoje, no entanto, as atitudes em relação à sustentabilidade mudaram drasticamente e é virtualmente uma necessidade para qualquer empresa de sucesso participar de iniciativas verdes. Entre muitas indústrias que adotaram a gestão ambiental, a indústria de móveis pode ser uma das mais interessantes.
Como os consumidores em todo o mundo exigem produtos sustentáveis em uma variedade de campos, cada setor deve se adaptar para atender às suas solicitações. Os clientes de móveis não são diferentes, e móveis sustentáveis - seja para casa, escritório ou local de entretenimento – se tornaram um produto muito procurado. Da madeira usada para molduras ao tecido e produtos químicos usados para o acabamento de móveis, há muito que vai para o abastecimento e produção sustentáveis, e os consumidores estão fazendo pesquisas para garantir que os móveis que compram sejam ecologicamente corretos.
Isso significa que houve muitas mudanças na indústria moveleira e que ainda há mais por vir. Os principais fabricantes de móveis seriam sábios em adotar essas mudanças e adaptar seus modelos de negócios para se manterem competitivos e fornecer peças sustentáveis. Essas são apenas algumas das mudanças que estão ocorrendo em todo o setor moveleiro.
FONTE MAIS RESPONSÁVEL
Os móveis são feitos de uma grande variedade de materiais – alguns naturais e outros sintéticos. Seja encontrada na natureza ou produzida em um laboratório, no entanto, a sustentabilidade tem um grande impacto nos métodos de sourcing de uma organização. Os clientes muitas vezes procuram saber de onde vêm os materiais e tomam decisões de compra com base no registro ambiental da empresa.
A madeira é uma base comum para muitas peças de mobiliário, mas é um dos materiais mais difíceis de obter de forma sustentável. Os fabricantes devem fazer pesquisas pesadas para descobrir quais tipos de madeira são mais sustentáveis e então determinar se podem ou não fazer móveis resistentes com eles. Isso requer reuniões com muitos fornecedores diferentes e teste do produto.
A origem do tecido também mudou drasticamente – até mesmo os materiais feitos sinteticamente. Como a produção de tecidos sintéticos usa muitos produtos químicos, as empresas devem estar cientes de seus níveis de poluição e certificar-se de que estão usando produtos químicos ecológicos, pelo menos à base de produtos naturais. Isso significa que muitos fabricantes de móveis estão mudando para materiais que podem ser feitos de itens como soja, penas, algodão e lã.
PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL
Uma vez que os materiais sustentáveis foram adquiridos, o foco muda para a produção. Conforme mencionado anteriormente, certos tecidos e misturas requerem o uso intenso de produtos químicos, o que pode resultar em resíduos nocivos e poluição excessiva. Os fabricantes de móveis devem se concentrar em minimizar seu impacto ambiental e fazer a mudança para a manufatura ecológica o mais rápido possível.
Além de eliminar produtos químicos abrasivos e desistir de materiais prejudiciais, os fabricantes costumam se concentrar no uso de materiais reciclados em seus móveis. Qualquer peça que requeira metal pode incluir ligas recicladas, e os adesivos usados para aplicar o tecido agora são geralmente à base de água, em vez de quimicamente formados. Mesmo as peças pequenas, como porcas e parafusos, podem ser formadas com material reciclado. Cada pequena ajuda no que diz respeito à produção sustentável.
FOCO NA EFICIÊNCIA
Um dos principais objetivos de qualquer organização é obter o máximo dos materiais de que dispõe e criar produtos da maneira mais eficiente possível. Isso significa minimizar a quantidade de resíduos e usar o mínimo de energia possível para economizar dinheiro e, ao mesmo tempo, respeitar o meio ambiente.
Uma forma de fazer isso é reutilizar o excesso de materiais de peças de móveis que tenham sobras de tecido, madeira ou outro produto. Este conceito de reciclagem de material pode parecer senso comum, mas é algo que muitas empresas negligenciaram no passado. Felizmente, muitos fabricantes de móveis hoje colocam um forte foco nesse processo e estão beneficiando sua marca e suas finanças.
Utilizar máquinas e softwares que podem planejar, posicionar e cortar com precisão a quantidade perfeita de material é uma maneira fantástica de garantir que uma empresa esteja trabalhando com eficiência e sem desperdícios.